Trabalho prático #3 e Competição



Trabalho prático #3

Fazer um programa usando o NQC que comande um UV (Umnanned Vehicle) a entrar num ambiente composto por 4 paredes e retirar ?pessoas? deste ambiente (ver ?Copmpetição?), abaixo. Este trabalho envolve o planejamento e construção da parte mecânica e eletrônica do UV, bem como da implementação do programa de controle no NQC.

Competição

O trabalho #3 será a base da competição. Dois UVs (Umnanned Vehicle), um de cada equipe, deverão entrar no ambiente (arena) composto por 4 paredes com uma porta de entrada apenas, e retirar humanos amigos deste ambiente. O ambiente deverá ter dimensões de 1,5 por 2,0 metros e os humanos (na realidade, caixinhas feitas de isopor) estarão espalhados aleatoriamente pelo ambiente. Haverão caixinhas de duas cores, bem como estas cores serão diferentes da cor da parede. As paredes são da cor cinza. Os grupos se reuniram para determinar as cores dos humanos e ficou decidido as cores prateado e branco. Estas duas cores não predominam em nenhuma parte do kit lego, para que os humanos possam diferenciar os robôs. Esses humanos terão quatro ganchos encima, um em cada lateral da caixinha de isopor, de forma que uma garra posicionada na frente do UV possa engatar neste gancho (isto seria pegar o humano). Uma outra forma experimentada pelos alunos, a ser utilizada, o robo "agarra" o humano com uma garra. Outra maneira ainda, o robo "engole" o humano, colocando-o ermbaixo dele e depois o solta quando sair do ambiente. As especificações para o trabalho deverão ser:

Caixa: 5 x 5 cm, com quatro ganchos em forma de trave de gol com 3 cm de altura, acima dos 5 cm, ou seja, uma haste para agarrar o humano poderá pegá-lo se estiver a uma altura entre 5 e 8 cm acima do chão, na frente do robô. Apos pega-la, a haste pode levantar a caixinha.

Haverá apenas uma porta de entrada no ambiente. Os humanos deverão ser ?agarrados?, um a um e depositados em área externa ao ambiente. Os robôs entrarão e sairão simultaneamente do ambiente (os alunos devem prever o caso de um robô encontrar outro no caminho).

Diversos:

Não será permitido que o robô agarre e atire os humanos para fora do ambiente (o UV deverá sair do ambiente para soltar os humanos)

Sugestões: use o sensor de luz para diferenciar entre objetos diferentes. Façam os testes sempre considerando uma calibragem dos sensores, usando ambientes com diferentes quantidades de iluminação. No dia da competição, a luz será a mesma para todos os grupos e os robos terao um tempo de um minuto para a calibragem. Procure fazer um programa modular, ou seja, cada módulo é responsável por uma ação (entrar no ambiente, encontrar humano, sair do ambiente, soltar humano).

Por favor, comuniquem qualquer problema encontrado na especificação acima (com sugestões para melhoria:-).